top of page

Como fazer a paginação correta do piso tátil em rotas acessíveis. Parte 1

Atualizado: 5 de mai. de 2023

Muitas dúvidas surgem quando é preciso criar uma rota acessível de piso tátil.


Como, por exemplo, quantidade de material necessário, qual a rota mínima e/ou a máxima que deve ser feita, por quais locais por onde deve obrigatoriamente passar, a cor do material, entre outras.


Para ajudar nesta jornada da inclusão, criamos um roteiro.


A paginação correta do piso tátil é um aspecto fundamental para garantir a acessibilidade em rotas públicas.


O piso tátil é uma das principais ferramentas utilizadas por pessoas com deficiência visual para se deslocar com segurança e autonomia, e sua correta instalação pode fazer toda a diferença na vida dessas pessoas.


A paginação do piso tátil deve seguir algumas orientações específicas para garantir sua eficácia.


É importante que o piso tátil seja instalado em cores contrastantes com o piso ao redor. Isso ajuda as pessoas com deficiência visual a identificar claramente a presença do piso tátil e a distingui-lo do piso convencional.


A manutenção do piso tátil é fundamental para sua eficácia. É necessário garantir que o piso tátil esteja sempre limpo e em bom estado, sem desníveis ou quebras que possam prejudicar sua utilização.


A paginação correta do piso tátil é um aspecto fundamental para garantir a acessibilidade em rotas de piso tátil. Seguindo as orientações corretas, é possível garantir que pessoas com deficiência visual possam se deslocar com segurança e autonomia, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e igualitária.


Se você precisa de serviços de paginação de piso tátil para garantir a acessibilidade em suas rotas públicas, conheça nosso serviço de paginação.


Oferecemos soluções completas para a instalação e manutenção de piso tátil, seguindo todas as normas e padrões de acessibilidade.


Nossa equipe é formada por profissionais especializados e comprometidos em oferecer um serviço de qualidade, com rapidez e eficiência. Além disso, utilizamos materiais de alta qualidade e durabilidade para garantir a segurança e acessibilidade de suas rotas.


Não deixe de investir em acessibilidade. Entre em contato conosco e solicite um orçamento para nossos serviços de paginação de piso tátil.


Clique no link abaixo e saiba mais sobre nossos serviços:


https://chk.eduzz.com/1080826


 

Apesar deste assunto estar normatizado, ainda assim e comum encontrarmos com facilidade erros simples sem nenhum impacto aparente até aberrações que comprometem a segurança e integridade dos principais usuários desta solução, os deficientes visuais e pessoas com baixa visão.

Rota acessível de piso tátil

 

1- O que é uma rota acessível.


Segundo a NBR 9050 2015 a definição de rota acessível é a seguinte:" trajeto contínuo, desobstruído e sinalizado, que conecte os ambientes externos ou internos de espaços e edificações, e possa ser utilizado de forma autônoma e segura por todas as pessoas, inclusive aquelas com deficiência e mobilidade reduzida.


A rota acessível pode incorporar estacionamentos, calçadas rebaixadas, faixas de travessia de pedestres, pisos, corredores, escadas e rampas, entre outros “

Importante frisar que a rota acessível, pode ou não ser a mesma para deficientes visuais e para pessoas com mobilidade reduzida.


Exemplificando, podemos criar uma rota acessível de piso tátil que se conecta com um corredor e por fim a uma escada devidamente sinalizada, que conduzira o cego ou baixa visão com segurança para um determinado local. Porém, está mesma rota não servirá para um usuário de cadeiras de roda, que por sua vez deverá ser conduzido por corredores largos até um elevador ou plataforma.


Isto nos obriga a pensar em rotas acessíveis para diferentes necessidades, que podem ou não serem as mesmas.

2- Quais os princípios básicos de uma rota acessível de piso tátil.

De acordo ainda com a NBR 9050, piso tátil, piso caracterizado por textura e cor contrastantes em relação ao piso adjacente, destinado a constituir alerta ou linha-guia, servindo de orientação, principalmente, às pessoas com deficiência visual ou baixa visão.


São de dois tipos: piso tátil de alerta e piso tátil direcional.

1°) Quando da elaboração de uma rota acessível para deficientes visuais, a premissa a ser observada e “que possa ser utilizado de forma autônoma e segura “.

2°) Devemos prever quais obstáculos podem trazer algum risco a integridade física do usuário, como escadas, rampas, elevadores e mudanças de direção, além de mobiliários que estejam no trajeto como bebedouros, telefones públicos e demais itens que não consigam ser rastreados pela bengala.

Quando rotas acessíveis, rampas, terraços, caminhos elevados ou plataformas sem vedações laterais, forem delimitados em um ou ambos os lados por superfície, que se incline para baixo com desnível superior a 0,60 m, deve ser prevista a instalação de proteção lateral com no mínimo as características de guarda-corpo, conforme indicação da figura abaixo.

3°) Garantir que toda sinalização auxiliar esteja instalada:

— Piso tátil alerta indicando mudança de direção em rampas e escadas

— Piso tátil alerta na entrada de elevadores

— Placa de braille de corrimão nas escadas

— Placa de braille nos batentes dos elevadores

— Sonorização interna nos elevadores

— Placa de braille indicando os ambientes

4°) Fazer a paginação correta do piso tátil conforme norma, contínua no próximo post .

 

Dúvidas entre em contato: www.sinallink.com.br


Posts Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo

Procurar por tags

Siga

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page