© 2008 Sinal Link Acessibilidade 

CNPJ: 09490366-0001/60 

www.sinallink.com.br  Rua Antônio das Chagas 730 - São Paulo, SP 

  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Instagram Basic Black

Mapa Tátil, tudo que você precisa saber!

August 29, 2019

O mapa tátil desempenha um papel importante na orientação e mobilidade de pessoas com deficiência visual, servindo como referência em um determinado ambiente, permitindo o planejamento e tomada de decisões por meio de sua representação física.

 

"Enquanto os mapas produzidos para pessoas que não tem comprometimento severo da visão podem conter inúmeras informações, símbolos estilizados, variedade de cores e tamanhos; os mapas táteis devem descrever os aspectos mais importantes de um determinado espaço, apontando pontos de referência com a finalidade de possibilitar às pessoas com deficiência visual a compreensão e a estruturação do mapa mental de um percurso, facilitando a tomada de decisão. Para as pessoas com deficiência visual, recursos como desenhos e fotos são inúteis se não forem adaptados às suas necessidades"  (VENTORINI & FREITAS, 2002).

 

Em seu artigo "MAPAS TÁTEIS: DESIGN E USABILIDADE" no livro Coletânea  Orientação e Mobilidade,  a pesquisadora e consultora em acessibilidade Erika Felippe, faz considerações sobre a falta de regras e normas que detalhem a produção dos mapas. Segundo Erika, no Brasil, não há (ou são escassas) diretrizes estabelecidas ou investimento em pesquisas para o desenvolvimento dos aspectos fundamentais para a produção de mapas táteis.

 

 

 

Erika Felippe tem como objetivo geral apresentar orientações acerca da elaboração de mapas táteis que são mecanismos facilitadores para a autonomia de pessoas com deficiência, em especial aqueles com deficiência visual, mediante a representação da localização espacial, assegurando sua liberdade de locomoção e inclusão.

 

Utilizando os conceitos fundamentais do Braille, cartografia tátil , Leis e normas vigentes no Brasil e exemplos de outros países a pesquisadora conclui: 

"A partir das informações sobre a representação da localização espacial para as pessoas com deficiência visual podemos identificar os elementos mínimos que devem ser considerados na produção de mapas táteis e as melhores práticas que podem ser empregadas na realidade brasileira. Investir na capacitação de profissionais que se dedicam à orientação e mobilidade e na pesquisa relacionada ao desenvolvimento de métodos que possam gerar melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiência visual de forma abrangente, é o primeiro passo para a mudança desse cenário de estagnação."

 

Quais pontos devem ser observados na elaboração do mapa?

 

Diferentemente do que se faz quando estamos desenhando um mapa para pessoas videntes, no mapa tátil as informações devem ser objetivas, simples e concisas, tendo como principais objetivos indicar o primeiro atendimento e/ou fornecer uma percepção espacial global do ambiente.

Tenha em mente que que muitas informações podem não ajudar e as vezes até atrapalhar na compreensão do mapa tátil pelo usuário com deficiência.  

 

Utilize os princípios do Desenho Universal na elaboração dos mapas táteis:

 

Princípio 1: Uso equitativo.

Princípio 2: Flexibilidade no uso

Princípio 3: Uso simples e intuitivo

Princípio 4: Informações de fácil percepção

Princípio 5: Tolerância ao erro 

Princípio 6: Baixo esforço físico 

Princípio 7: Dimensionamento e espaço para aproximação e uso

 

Outra dica importante para quem não tem muito conhecimento sobre acessibilidade é buscar apoio de profissionais especialistas em Orientação e Mobilidade e Arquitetos.

 

 

Sistema de Orientação Espacial Integrado

 

(Mapa Tátil e rota acessível de Piso Tátil)

 

 

 

A Rota de piso tátil deve ser parte integrante do layout do mapa tátil, ou seja, se possível o mapa deve demostrar com trilhas em alto relevo o percurso a ser feito pelo usuário para chegar nos ambientes indicados no mapa.

 

 

 

Lembre-se de que todo o texto deve estar em alto relevo e com sua correspondência em braile logo abaixo.

 

 

 

Ao final do projeto e após feito a implementação da rota de piso tátil é muito importante testar o mapa tátil com os usuários com deficiência e fazer eventuais ajustes.

 

A paginação técnica do piso tátil também é parte importante no projeto de acessibilidade e deve garantir uma rota acessível segura possibilitando autonomia.

 

Caso tenha dúvidas, necessite de um mapa tátil ou paginação correta da rota de piso tátil, entre em contato com nossos especialistas e teremos o prazer em ajudá-lo.

 

Telefone 11 2886 4652

E-mail: vendas@sinallink.com.br 

 

Ou preencha o formulário AQUI  

 

Baixe aqui seu catálogo do mapa tátil Sinal Link 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Mapa Tátil, tudo que você precisa saber!

August 29, 2019