Tracking & Analytics ...
 

Declaração de Acessibilidade

Acreditamos firmemente que a Internet deve estar disponível e acessível a qualquer pessoa e temos o compromisso de fornecer um site que seja acessível ao maior público possível, independentemente das circunstâncias e habilidades. Para cumprir isso, pretendemos aderir o mais estritamente possível às Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web 2.1 do World Wide Web Consortium (W3C) (WCAG 2.1) no nível de AA.

 

Essas diretrizes explicam como tornar o conteúdo da web acessível para pessoas com uma ampla variedade de deficiências. O cumprimento dessas diretrizes nos ajuda a garantir que o site seja acessível a todas as pessoas: cegos, pessoas com deficiência motora, deficiência visual, deficiência cognitiva e muito mais.

 

Este site utiliza várias tecnologias com o objetivo de torná-lo o mais acessível possível em todos os momentos. Utilizamos uma interface de acessibilidade que permite que pessoas com deficiências específicas ajustem a IU do site (interface do usuário) e a projetem de acordo com suas necessidades pessoais.

 

Além disso, o site utiliza um aplicativo baseado em IA Inteligência Artificial, que é executado em segundo plano e otimiza seu nível de acessibilidade constantemente. Este aplicativo corrige o HTML do site, adapta sua funcionalidade e comportamento para leitores de tela usados por usuários cegos e para funções de teclado usadas por pessoas com deficiência motora.

Características Técnicas

Leitor de tela e navegação por teclado

 

Técnica de atributos ARIA (Accessible Rich Internet Applications), junto com várias mudanças comportamentais diferentes, para garantir que os usuários cegos que visitam com leitores de tela possam ler, compreender e desfrutar das funções do site. Assim que um usuário com um leitor de tela entra em seu site, ele recebe imediatamente uma solicitação para inserir o perfil de leitor de tela para que possa navegar e operar seu site com eficácia. Veja como nosso site cobre alguns dos requisitos mais importantes do leitor de tela, junto com as capturas de tela do console com exemplos de código:

1. Otimização do leitor de tela

Executamos um processo em segundo plano que aprende os componentes do site de cima para baixo, para garantir a conformidade contínua, mesmo durante a atualização do site. Nesse processo, fornecemos aos leitores de tela dados significativos usando o conjunto de atributos ARIA. Por exemplo, fornecemos rótulos de formulário precisos; descrições de ícones acionáveis (ícones de mídia social, ícones de pesquisa, ícones de carrinho, etc.); orientação de validação para entradas de formulário; funções de elemento, como botões, menus, diálogos modais (pop-ups) e outros.

 

Além disso, o processo de plano de fundo verifica todas as imagens do site e fornece uma descrição precisa e significativa baseada no reconhecimento de objeto de imagem como uma tag ALT (texto alternativo) para imagens que não são descritas. Também extrairá textos que estão embutidos na imagem, usando uma tecnologia OCR (reconhecimento óptico de caracteres). Para ativar os ajustes do leitor de tela a qualquer momento, os usuários precisam apenas pressionar a combinação Alt + 1 do teclado. Os usuários de leitores de tela também recebem anúncios automáticos para ativar o modo Leitor de tela assim que entram no site.

 

Esses ajustes são compatíveis com todos os leitores de tela populares, incluindo JAWS e NVDA.

2. Otimização da navegação pelo teclado

O processo em segundo plano também ajusta o HTML do site e adiciona vários comportamentos usando o código JavaScript para tornar o site operável pelo teclado. Isso inclui a capacidade de navegar no site usando as teclas Tab e Shift + Tab, operar menus suspensos com as teclas de seta, fechá-los com Esc, acionar botões e links usando a tecla Enter, navegar entre os elementos de rádio e caixa de seleção usando as teclas de seta e preencha-os com a barra de espaço ou a tecla Enter.

 

Além disso, os usuários do teclado encontrarão menus de navegação rápida e de pular conteúdo, disponíveis a qualquer momento clicando em Alt + 1 ou como o primeiro elemento do site ao navegar com o teclado. O processo em segundo plano também lida com pop-ups acionados movendo o foco do teclado em direção a eles assim que aparecem, e não permite que o foco saia dele.

 

Os usuários também podem usar atalhos como “M” (menus), “H” (títulos), “F” (formulários), “B” (botões) e “G” (gráficos) para pular para elementos específicos.

Perfis e capacidade suportados

Perfil de segurança para epilepsia: este perfil permite que pessoas com epilepsia usem o site com segurança, eliminando o risco de convulsões que resultam de animações piscando ou piscando e combinações de cores arriscadas.

Perfil para Deficientes Visuais:

este perfil ajusta o site para que seja acessível à maioria dos deficientes visuais, como Visão Degradante, Visão em Túnel, Catarata, Glaucoma e outros.

Perfil de deficiência cognitiva:

este perfil oferece vários recursos de assistência para ajudar os usuários com deficiência cognitiva, como autismo, dislexia, AVC e outros, a se concentrar nos elementos essenciais com mais facilidade.

Perfil amigável para TDAH:

este perfil reduz significativamente as distrações e o ruído, para ajudar as pessoas com TDAH e distúrbios do neurodesenvolvimento ao navegar, ler e focar nos elementos essenciais com mais facilidade.

Perfil de usuários cegos (leitores de tela): este perfil ajusta o site para ser compatível com leitores de tela, como JAWS, NVDA, VoiceOver e TalkBack. Um leitor de tela está instalado no computador do usuário cego, e este site é compatível com ele.

Perfil de navegação do teclado

(com deficiência motora):

este perfil permite que pessoas com deficiência motora operem o site usando as teclas Tab, Shift + Tab e Enter do teclado.

Ajustes adicionais de interface do usuário, design e legibilidade

1. Ajustes de fonte: os usuários podem aumentar e diminuir seu tamanho, alterar sua família (tipo), ajustar o espaçamento, alinhamento, altura da linha e muito mais.

 

2.    Ajustes de cores: os usuários podem selecionar vários perfis de contraste de cores, como claro, escuro, invertido e monocromático. Além disso, os usuários podem trocar esquemas de cores de títulos, textos e planos de fundo, com mais de 7 opções de cores diferentes.

 

3.    Animações: usuários epilépticos podem interromper todas as animações em execução com o clique de um botão. As animações controladas pela interface incluem vídeos, GIFs e transições de flashing CSS.

 

4. Destaque de conteúdo: os usuários podem escolher enfatizar elementos importantes, como links e títulos. Eles também podem escolher destacar apenas os elementos focalizados ou pairados.

 

5.  Silenciador de áudio: usuários com aparelhos auditivos podem sentir dores de cabeça ou outros problemas devido à reprodução automática de áudio. Esta opção permite aos usuários silenciar todo o site instantaneamente.

 

6.  Transtornos cognitivos: utilizamos um mecanismo de busca vinculado à Wikipedia e ao Wikcionário, permitindo que pessoas com transtornos cognitivos decifrem o significado de frases, iniciais, gírias e outros.

 

7. Funções adicionais: oferecemos aos usuários a opção de alterar a cor e o tamanho do cursor, usar um modo de impressão, ativar um teclado virtual e muitas outras funções.