Como fazer a paginação correta do piso tátil em rotas acessíveis. Parte 2
Atualizado: 5 de fev. de 2023
Esta segunda e última parte do tema como fazer a paginação correta do piso tátil, vai fornecer os parâmetros necessários para a conclusão do seu caminho acessivel com foco em pessoas com deficiência visual e baixa visão.
Para isso vamos retomar alguns conceitos :
Caso você ainda não tenha lido a primeira parte do post :
Retomando os princípios básicos de uma rota de piso tátil
4°) Fazer a paginação correta do piso tátil conforme norma.
Encontramos na Norma 16537 de 2016 da ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas , os critérios e parâmetros técnicos que devem ser observados para a elaboração do projeto e instalação de sinalização tátil no piso, seja para construção ou adaptação de edificações, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade para a pessoa com deficiência visual ou surdo-cegueira. Este documento foi criado para complementar a NBR9050/2015 , uma vez que existiam lagunas de informação sobre a correta paginação do piso tátil, o que começou a gerar uma série de interpretações erradas e conseguentemente uma grande quantidade de instalações incorretas.
Pontos importantes sobre a Norma 16537/2016 :
A- Traz mais informações sobre o desenho da paginação do piso tátil
B- Deixa mais claro as questões sobre pontos de interesse
C- Detalha a questão relacionada a fluxo de pessoas
D- Aborda a questão do contraste de uma forma bem técnica
E- Orienta com mais detalhes a sinalização de escadas, elevadores e rampas
Conclusão :
Para que não haja dúvidas na elaboração da rota de piso tátil, muitos documentos devem ser consultados como já descrevemos anteriormente, os principais são as normas NBR 9050/2015 e a 16537/2016, porém devemos também avaliar o espaço para qual esta rota será criada e qual proposito irá atender. Para espaços educacionais por exemplo existem outras recomendações do INEP e MEC .
Em eventuais dúvidas entre em contato : vendas@sinallink.com.br