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6 DICAS PARA MELHORAR ACESSIBILIDADE NA WEB

Atualizado: 18 de nov. de 2022

É hora de entrar no movimento DEI (diversidade, equidade e inclusão) e garantir que o seu site seja acessível para pessoas com deficiência e compatível com as normas. Dessa forma, todos podem acessar os produtos e serviços que você tem a oferecer.


Atualmente, existem três opções diferentes disponíveis para você ao testar a acessibilidade de um site:


  • Auditoria de acessibilidade - Um especialista em acessibilidade analisa seu site, destacando qualquer problema de acessibilidade


  • Teste de acessibilidade - Usuários reais com deficiência realizam tarefas comuns em seu site enquanto um moderador anota todos os problemas que eles enfrentam


  • Teste de acessibilidade automatizado - Um programa automatizado avalia seu site em relação às diretrizes de acessibilidade

Auditoria de acessibilidade

Uma auditoria de acessibilidade envolve um especialista em acessibilidade revisando seu site, destacando todos os problemas de acessibilidade e fornecendo recomendações para corrigi-los.


O revisor normalmente usaria um software de assistência usado por usuários da Web com deficiência (por exemplo, um leitor de tela) para realizar a auditoria com eficiência, junto com a barra de ferramentas de acessibilidade na Web.

Você pode contratar uma consultoria externa de acessibilidade para fazer isso, mas também é possível realizar a auditoria internamente. Ao ler as diretrizes de acessibilidade do W3C e participar de um curso de treinamento em acessibilidade na Web (o último para aprender sobre acessibilidade do 'mundo real'), você pode obter um nível básico de conhecimento sobre acessibilidade. Você deve ser capaz de elevar seu site a um nível razoável de acessibilidade.

O principal benefício de usar uma auditoria de acessibilidade para avaliar seu site é que as auditorias de acessibilidade são significativamente mais baratas e rápidas do que os testes de acessibilidade.


As auditorias de acessibilidade costumam ser mais abrangentes do que os testes de acessibilidade em sua profundidade e amplitude de recomendações.

A principal desvantagem das auditorias de acessibilidade é que elas não são projetadas para transferência de conhecimento. Dessa forma, sua equipe da Web não obterá um grande entendimento sobre acessibilidade na Web, nem é provável que obtenha muito apoio extra em acessibilidade. Ambos podem ser remediados por meio de um treinamento de acessibilidade eficaz.

Teste de acessibilidade

Existem várias organizações no mundo da acessibilidade que confiam nos testes de acessibilidade. Dissem que testar um site com usuários reais com deficiência é a única maneira de garantir que ele ofereça acessibilidade ideal.


Os principais benefícios da realização de testes de acessibilidade incluem:

- Você também descobrirá problemas de usabilidade do site

Como o teste de acessibilidade envolve testar seu site com pessoas reais, você também terá o benefício de descobrir problemas de usabilidade do site. Se, no entanto, você vai investir tempo e dinheiro envolvidos na realização de testes de acessibilidade, então você pode apenas realizar testes de usabilidade regulares.


Testes regulares de usabilidade revelarão mais problemas de usabilidade, já que os usuários com deficiência tendem a demorar mais para concluir as tarefas, portanto, execute menos tarefas em uma sessão de teste.

- É uma ótima experiência de aprendizado para sua equipe da web

Executar sessões de teste de acessibilidade, principalmente se você puder assisti-las ao vivo, é uma ótima experiência de aprendizado para todos os envolvidos. Não há nada mais revelador do que observar usuários reais com deficiências reais tentando usar seu site. O teste de acessibilidade também é uma ótima maneira de fazer com que a equipe da Web compre a acessibilidade.

Existem também algumas desvantagens de usar o teste de acessibilidade como forma de avaliar a acessibilidade do seu site:

- É extremamente caro fazer corretamente

Para realizar testes de acessibilidade estatisticamente válidos, você precisará testar com pelo menos 5 a 6 usuários por grupo de usuários. Isso significa testar com 5-6 usuários de leitores de tela, 5-6 usuários de ampliadores de tela, 5-6 usuários com deficiência motora, 5-6 usuários com dificuldades de aprendizagem etc.


Dentro desses grupos existem subgrupos (por exemplo, existem diferentes tipos de deficiências motoras), portanto, para fazer o teste de acessibilidade adequado, você terá que testar com cerca de 30 usuários.

- Encontrará menos problemas do que uma auditoria de acessibilidade

Surpreendentemente, o teste de acessibilidade realmente traz menos problemas (e, portanto, menos recomendações) do que uma auditoria de acessibilidade. Isso ocorre basicamente porque os usuários reais geralmente não percebem quando ocorre um problema ou incômodo, portanto, não expresse seu aborrecimento.

Por exemplo, barras verticais são freqüentemente usadas para separar links de navegação horizontal, com cada barra vertical sendo anunciada para usuários de leitores de tela como "barra vertical". É improvável que os usuários de leitores de tela comentem ou reclamem sobre isso, pois provavelmente não saberão o que é uma 'barra vertical'. Uma auditoria de acessibilidade, no entanto, apontaria isso como um problema e ofereceria a solução (a solução seria remover as barras verticais e inseri-las como bordas direitas (através do CSS) nos links).

Qual técnica de avaliação de acessibilidade você deve usar?

De um modo geral, não é necessário realizar testes de acessibilidade na maioria das vezes. Realizar testes de acessibilidade adequadamente é extremamente caro e simplesmente não vale o retorno do investimento para a maioria das organizações.


É improvável que destaque quaisquer problemas importantes de acessibilidade que não saiam da auditoria de acessibilidade (desde que a auditoria seja realizada por um especialista em acessibilidade).

Estamos realmente recomendando não fazer testes de acessibilidade?


Bem, principalmente, sim. A acessibilidade é muito mais orientada por diretrizes do que a usabilidade, de modo que as soluções de acessibilidade podem ser facilmente transferidas de um site para outro. Desde que algumas organizações continuem a realizar testes de acessibilidade, você pode "pegar carona" no conhecimento que elas adquiriram.


Ao contratar um especialista em acessibilidade para realizar uma auditoria de acessibilidade, você terá rapidamente esse conhecimento de acessibilidade do 'mundo real' aplicado ao seu site.

Se você deseja realizar testes de acessibilidade, isso só deve ocorrer depois que as descobertas de uma auditoria de acessibilidade forem implementadas. De nada adianta realizar os testes de acessibilidade se os usuários caem logo em questões básicas de acessibilidade que teriam sido destacadas na auditoria.

Na realidade, porém, muitas vezes você só precisa realizar testes de acessibilidade se quiser que sua equipe da Web aprenda sobre acessibilidade e obtenha adesão a ela. O teste de acessibilidade também pode ser útil se você deseja testar interações complexas (por exemplo, Flash, JavaScript complexo) que às vezes podem estar além do escopo de uma auditoria de acessibilidade.

Mas e as ferramentas automatizadas de teste de acessibilidade?


Até 2024, as ferramentas de varredura com IA visual aumentarão a identificação de problemas de acessibilidade detectáveis ​​do nível atual de 30% para 50% para 90% para 100%.

Market Guide for Digital Accessibility / Published 6 October 2021 - ID G00757800 / © 2022 Gartner, Inc. and/or its Affiliates


A IA está alimentando as ferramentas de última geração


A tendência mais notável no mercado de acessibilidade digital é a introdução da IA. Um número crescente de fornecedores de acessibilidade digital está experimentando IA visual e aprendizado de máquina para aumentar drasticamente a taxa de eficácia de suas ferramentas de digitalização.


O estado da arte atual é uma taxa de eficácia de 30% a 50%, mas as tecnologias de visão computacional alcançaram taxas de eficácia em torno de 70% e o objetivo é que elas atinjam 100% de identificação de problemas.


Se for bem-sucedida, a tecnologia de varredura de acessibilidade alimentada por IA visual pode atrapalhar o mercado e reduzir significativamente, ou até mesmo eliminar, a necessidade de humanos identificarem problemas de acessibilidade.


Embora o Gartner espere que a correção automática de problemas também aumente, a maioria das correções continuará sendo feita por engenheiros de software por meio de backlogs de produtos.

De um modo geral, as ferramentas automatizadas de teste de acessibilidade são muto úteis para descobrir problemas reais. Eles podem verificar adequadamente a maioria das diretrizes de acessibilidade.

Para testar o nível de acessíbilidade do seu site acesse o link abaixo:



Ter um site acessível é uma ótima decisão de negócios que gera receita, reduz o risco legal, melhora o desempenho de SEO e principalmente garante uma navegação autônoma e segura, melhorando a experiência do usuário, mantendo uma reputação online positiva para seus clientes.


Use estas seis etapas simples para levar a acessibilidade para seu site:


1. Informe-se Atualmente no Brasil menos de 1% dos sites são acessíveis, por outro lado, de acordo com censo do IBGE 2010, cerca de 25% da população tem alguma deficiência. São 53 milhões de pessoas que vivem com deficiência e encontram barreiras para acessar os sites, impedindo-os de contratar serviços, comprar produtos ou receber informações valiosas.


2. Faça uma auditoria para saber como esta o nível de acessibilidade do seu site. Siga as Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web (WCAG) para garantir que o site seja compatível com os padrões. Isso não apenas torna seus negócios inclusivos e acessíveis, mas também ajuda a mitigar os riscos legais associados à inacessibilidade.

Você pode verificar o nível da acessibilidade na web e avaliar seu site, inclusive com ferramentas gratuitas. A visualização de erros de acessibilidade desde o início pode ajudá-lo a colocar seu site no caminho certo de maneira realista e acessível.


3. Analise o quão acessível e eficiente é o processo. Ao contrário da crença popular, a acessibilidade na web não precisa ser uma tarefa assustadora, que necessite de um planejamento financeiro alto ou leve meses para ser concluída. É aqui que entram as soluções de acessibilidade automáticas e alimentadas por IA (Inteligencia Artificial). Essas ferramentas tornam o processo mais amigável para os negócios e fáceis de instalar, transformando o processo de implementação em uma tarefa rápida. As alterações de front-end e back-end em sites podem ser concluídas em questão de minutos a um custo muito menor. As soluções automáticas fazem o trabalho pesado para você.


A Inteligencia Artificial está alimentando as ferramentas de última geração

A tendência mais notável no mercado de acessibilidade digital é a introdução da IA. Um número crescente de fornecedores de acessibilidade digital está experimentando IA visual e aprendizado de máquina para aumentar drasticamente a taxa de eficácia de suas ferramentas de digitalização. O estado da arte atual é uma taxa de eficácia de 30% a 50%, mas as tecnologias de visão computacional alcançaram taxas de eficácia em torno de 70% e o objetivo é que elas atinjam 100% de identificação de problemas. Se for bem-sucedida, a tecnologia de varredura de acessibilidade alimentada por IA visual pode atrapalhar o mercado e reduzir significativamente, ou até mesmo eliminar, a necessidade de humanos identificarem problemas de acessibilidade. Embora o Gartner espere que a correção automática de problemas também aumente, a maioria das correções continuará sendo feita por engenheiros de software por meio de backlogs de produtos.

Published 6 October 2021 - ID G00757800 - 10 min read

By Brent Stewart, Bill Finnerty, and 2 more



4. A tecnologia continua trabalhando para a acessibilidade. A tecnologia agora garante que o custo da acessibilidade na web não seja alta. As soluções de acessibilidade automática superam o padrão inicial de implementação e análise dos sites. Essas soluções empregam manutenção contínua que mantém os sites em conformidade com as normas regularmente.

Com soluções baseadas em IA, como a fornecida por nós da Sinal Link Acessibilidade, os processos que antes obrigatoriamente era feito por programadores especialistas em acessibilidade, agora pode ser implementado de forma simples e rápida.



5. Tome uma decisão estratégica de negócios. As pessoas com deficiência são leais às empresas ou marcas que lhes disponibilizam os seus bens e serviços. Ao tornar seu site acessível de maneira eficiente, você ganhara clientes de longo prazo que apreciam uma ótima experiência do usuário e compartilharão as novidades com todos os amigos e familiares que também são clientes em potencial.

É uma solução ganha-ganha para todos; as pessoas que vivem com deficiência estão recebendo acesso igual a sites.

6. Inclusão é uma demanda do consumidor e da sociedade. É uma necessidade absoluta ser conhecido como uma marca ou negócio inclusivo, e fazer essas pequenas mudanças podem ter um enorme impacto. As pessoas querem gastar seu dinheiro em uma marca inclusiva e alinhada com as expectativas do mundo dos negócios de hoje. Você também ganha a reputação de ser uma empresa inclusiva e compatível com os padrões técnicos da acessibilidade. Ser inclusivo não é mais apenas uma postura moral a ser adotada; é um padrão. É uma decisão de negócios sólida para sua empresa, seus clientes e pessoas que vivem com deficiência. Uma vez que a tecnologia está disponível, acessível e eficiente. Comece sua jornada de acessibilidade na web agora, Reserve uma demonstração gratuita com um especialista e torne seu site acessível ainda hoje.

Sobre Sinal Link Acessibilidade é uma empresa especializada em acessibilidade, com soluções, produtos, serviços e treinamento em tecnologias de acessibilidade web de IA. Com um time de acessibilidade na web, fornecemos diferentes soluções baseadas em IA para testar e remediar a acessibilidade na web, bem como vários serviços profissionais destinados a criar uma web inclusiva e ajudar as empresas a cumprir padrões e regulamentos de acessibilidade da web, como as Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web ( WCAG) . O conjunto completo de soluções de acessibilidade da web da Sinal Link Acessibilidade permite que empresas de todos os tamanhos, de empreendedores autônomos a grandes corporações, participem dos esforços de inclusão global e disponibilizem seus sites para todos, independentemente da capacidade.








Quer saber mais entre em contato

https://www.sinallink.com.br/cópia-site-acessível

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