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Por que a avaliação da acessibilidade de uma IES deve ser realizada por um auditor externo?

Atualizado: 18 de ago de 2022



Este artigo explica por que são necessárias boas auditorias de acessibilidade na sua Instituição de Ensino Superior e os principais aspectos que devem ser cobertos por essas auditorias.


Auditoria: ajuda nas decisões e melhora na prática de governança dentro de sua empresa. Entenda as vantagens de uma auditoria bem feita e seus diferentes modelos.


Em linhas gerais, independentemente da área, uma auditoria tem por finalidade elaborar um plano de ação que auxilie a organização administrativa de uma empresa na busca por seus objetivos. Essa é uma das práticas mais importantes dentro das mais variadas instituições, pois é através dela que será desenvolvido uma gestão eficiente.


Uma equipe de consultores, no caso específico da acessibilidade, deve entender do seu negócio, identificando os acertos, erros e possíveis melhorias dentro do campus. Um profissional qualificado utilizará a auditoria para transferir o seu conhecimento para a equipe, permitindo que as observações obtidas, possam ser colocadas em prática. Em outras palavras, ter um consultor especialista ou uma equipe é o mesmo que obter um parceiro na busca da melhoria constante.


Uma avaliação da acessibilidade em uma Instituição de Ensino Superior, é essencial se quisermos identificar as várias barreiras que impeçam os alunos com deficiência de acessar todos os espaços e recursos educacionais.

Para isso, é geralmente realizada uma auditoria que forneça informações sobre o nível de acessibilidade em todas as dimensões, sendo elas: arquitetônica, atitudinal, comunicacional e tecnológica e quaisquer barreiras que possam existir. Após concluído este levantamento, várias ações são recomendadas para garantir total acessibilidade em conformidade com as normas e leis.


Auditoria interna e externa, qual é mais viável para minha IES?



Ainda existe uma grande dúvida sobre a eficiência e diferenças das auditorias internas e externas.

Apesar de às duas funções terem atividades similares, a forma de abordagem acaba não sendo a mesma, já que a auditoria externa é feita por profissionais terceirizados que visam a revisão global da acessibilidade. Além disso, em muitos casos a auditoria interna não elimina a necessidade de uma auditoria externa. Isso, porque quando ela é feita, há uma maior identificação com as rotinas de organismos de controle como MEC, ABNT e MP, possibilitando uma segurança mais eficaz de trabalho e soluções antecipadas de eventuais problemas.


A melhor decisão para seu negócio

Muitos empreendedores optam pela auditoria após passarem por algum processo de fiscalização, mas você não precisa que alguém diga que há algo que poderia ter sido feito para melhorar ou evitar um problema. Basta optar pela prática de auditoria para ter essa aliada na gestão da sua instituição.


Por que uma auditoria externa de acessibilidade é importante?

Apesar das instituições de ensino superior possuírem em seu quadro de profissionais de áreas como, arquitetura, engenharia e TI, sabemos que a acessibilidade tem suas peculiaridades e diretrizes, que nem sempre fazem parte do curriculum de formação geral.

É muito comum encontrarmos embates entre IES e setores de fiscalização de prefeituras, procuradores do ministério público ou avaliadores do MEC por questões de desacordo em relação a questões como:

  • Quantidade de piso tátil instalado ou não instalado

  • Rotas acessíveis obrigatórias

  • Banheiros acessíveis em quantidade ou desacordo com a norma

  • Site não acessível e/ou falta de tecnologia assistiva nas bibliotecas

  • entre outras


Mas como fazer para sair deste ciclo de subjetividade e tornar a vida dos gestores mais fácil?

A resposta é auditória de acessibilidade externa,


Razões:


A lista de benefícios obtidos com o serviço de uma auditoria de acessibilidade externa é bem vasta, por isso listaremos apenas as principais:





· Redução de custos: As decisões de adequações são baseadas em dados concretos, desta forma os ajustes são planejados e executados de forma definitiva e sem retrabalho.

· Compliance: Os riscos de não conformidade podem ser identificados previamente, permitindo uma solução e evitando multas e notas baixas de avaliação.

· Melhoria contínua: A auditoria identifica diversas oportunidades de melhoria internas, que podem ser solucionadas criando um plano de garantia de acessibilidade

· Tranquilidade: Os gestores e procuradores institucionais ficam atualizados com os status das adequações, não correndo o risco de inércia e/ou incertezas sobre se o campus esta ou não acessível. Isso e traduzido em mais confiança tanto no atendimento correto dos alunos, visitantes e colaboradores bem como em relação a futuras avaliações institucionais.


Em resumo, sua IES atingirá um alto nível de compliance, tirando todos do campo da subjetividade e dando mais força e tranquilidade nas questões que envolvam a acessibilidade.


Com essas considerações em mente, recomendamos que você procure um provedor de auditoria em acessibilidade que:

  • Tenha experiência credenciada em auditorias de acessibilidade para o setor da educação

  • Que produza relatórios claros e executáveis.

  • Conheça bem as questões de acessibilidade. Não somente do ponto da arquitetura, mas também digital, comunicacional e tecnológico.

  • Que entenda sobre as necessidades específicas das pessoas com deficiência, por exemplo, ter na equipe um profissional de Orientação e mobilidade com o conhecimento sobre deficiências visuais, paginação de rota de piso tátil, criação técnica de mapa tátil entre outras.

A eliminação das barreiras existentes nos campus universitários não só promove a inclusão social das pessoas com deficiência, como também melhora o a permanência e contribui para a garantia da formação do aluno.


Marcos Alencar

Consultor em Acessibilidade

Professor de Pluralidade e Inclusão do ENAP


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